Quarta-feira, 2 de Julho de 2008
Orçamento Familiar: Na pindaíba, nunca mais!
Não tenho a pretensão de ensinar você a elaborar um orçamento familiar, porque também estou aprendendo. Apenas gostaria de fazê-lo pensar no assunto, instigá-lo a pesquisar a respeito para começar a trilhar os primeiros passos rumo a uma vida financeira inteligente.
Certamente você já ouviu alguém falar "estou no vermelho", "estou duro" ou ainda "estou numa pindaíba" (nossa, acho que esta expressão é do tempo dos meus pais!). São expressões ditas por alguém que gastou mais do que ganha e não soube administrar sua renda.
Administrar o orçamento familiar é uma responsabilidade muito grande e um desafio necessário. Mas, depois que nos educamos fica até divertido brincar com os números.
É muito importante conhecer nossas entradas e saídas, controlá-las, planejá-las, estabelecer metas e prioridades para a vida financeira da família e assim poder dar uma incrementada no relacionamento conjugal e familiar sem culpa com um bom presente, uma grande festa ou a viagem dos sonhos e ainda assim caminhar rumo a uma estabilidade . Então, elaborar um fluxo de caixa pode ser o início desta jornada.
No início de meu casamento eu e meu esposo usávamos uma planilha simples em Excel para controlar nosso fluxo de caixa. Meu esposo é analista de sistemas e poderia ter desenvolvido um software personalizado para atender as nossas necessidades, mas como "em casa de ferreiro o espeto é de pau" ele simplificou nossa vida baixando um software gratuito pela Internet. Tem funcionado muito bem e de vez em quando nos reunimos para verificarmos se estamos administrando adequadamente nosso dinheiro e para planejarmos nossa vida financeira.
Em casa unimos o meu hábito de não comprar sem necessidade e de planejamento com o do meu esposo de sempre registrar nossas entradas e saídas. Começamos a vida a dois com bons hábitos financeiros que cultivamos até hoje e é isto que desejamos para outros casais e que ensinaremos para nossos filhos.
Estou lendo o livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" de autoria do consultor financeiro Gustavo Cerbasi, porque embora tenha bons hábitos financeiros só agora passei a ter interesse em aprender mais, a sair da zona de conforto. A leitura é deliciosa, porque ele fala com muita propriedade, mas de forma simples e ainda ilustra com muitas histórias e eu particularmente vi minha família em algumas delas. Ele também criou o site http://www.maisdinheiro.com.br/ que tem muitos artigos, dicas e simuladores. Faço questão de recomendar a leitura deste livro, porque muitos relacionamentos entram em crise por causa de uma vida financeira mal planejada, dívidas, etc. Uma boa literatura pode ajudar o casal a tomar as rédeas da situação e reeducar os hábitos que podem construir um bom orçamento familiar para nunca mais viver na pindaíba (gostei desta expressão).
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário