quinta-feira, 8 de outubro de 2009

como lidar com suas finanças

São muitas as pessoas que me perguntam como resolver os seus problemas financeiros. É impossível ajudar todos os leitores que pedem ajuda, mas sempre que possível tento encaminhá-los para alguns artigos que os possam ajudar a procurar respostas. O tema finanças pessoais é bastante alargado e é preciso ter vontade de aprender para poder fazer frente a todos os desafios que lhe aparecerão no futuro.
Durante os próximos artigos vamos procurar ajudar na caminhada para a aprendizagem das finanças pessoais. Se estiver disposto a aprender cada vez mais sobre a forma de gerir o seu dinheiro, conseguirá melhorar a sua situação financeira nos próximos anos.

Descobrirá a melhor forma de poupar dinheiro, de investir, de preparar a reforma, de escolher um empréstimo, de eliminar as dívidas, de poupar nas compras, de escolher um seguro, etc. Tudo o que faz parte do vasto mundo das finanças pessoais.
A economia dos últimos anos mostrou-nos que estávamos a viver acima das nossas possibilidades e quase acabava em desastre. Por isso, se tiver alguma educação financeira, poderá ultrapassar as maiores dificuldades nas suas finanças pessoais. A informação é o poder, também no que diz respeito a ganhar e poupar dinheiro.
Não Há Impossíveis Nas Finanças Pessoais
Muitas pessoas pensam que não há volta a dar e que nunca conseguirão dominar as suas finanças. Não faça essas assumpções porque, da mesma forma que ficou endividado, também poderá sair desse mundo.
Algumas ideias erradas que as pessoas têm, incluem pensamentos como:
Tenho problemas de saúde e não conseguirei pagar.
Não conseguirei colocar os meus filhos na escola.
Não conseguirei eliminar a minha dívida do cartão de crédito.
Gostava de eliminar as dívidas mas não gosto de fazer orçamentos domésticos.
Não sei como enfrentar os impostos.
Se tem algum destes pensamentos, ou algum pensamento relacionado, saiba que é possível dar a volta à sua situação. Pode não ser fácil, mas é possível. Pode não ser rápido, mas é possível.
Olhar Para a Sua Situação Financeira
A primeira coisa que tem de fazer é conhecer a sua situação financeira porque só assim saberá exactamente onde está e o que tem de fazer para sair. Para ter chegado a este site é porque está minimamente preocupado com a sua situação financeira ou quer aprender mais para não ter problemas no futuro. Isso é sinal de que está motivado para aprender tudo o que puder nesta área.
Para muitas pessoas, enfrentar os problemas financeiros pode ser assustador, mas não pode fugir da verdade durante o resto da vida. É essencial descobrir em que situação se encontra neste momento e aquilo que deseja para o futuro.
Questões Para Determinar os Problemas Financeiros
Seja o mais honesto possível na resposta a estas questões, porque só assim saberá toda a verdade sobre o seu estado financeiro.
Não tem dinheiro nas suas poupanças?
Não consegue dormir porque tem problemas financeiros?
Já discutiu com a sua mulher ou marido por causa das finanças?
Sabe quando dinheiro deve?
Não paga as suas dívidas a tempo porque não tem dinheiro?
Já deixou de pagar algumas dívidas?
Utiliza o cartão de crédito para adiantar dinheiro frequentemente?
Relacionamento Com o Dinheiro
É preciso identificar o seu relacionamento com dinheiro. É uma pessoa que pensa que o dinheiro pode comprar o respeito e estatuto perante as outras pessoas? Pensa que gastando mais dinheiro, os outros gostarão mais de si?
A publicidade faz com que a nossa sociedade associe o dinheiro a sucesso e só quem tem muito dinheiro é que consegue ser feliz. Nunca se vêem anúncios a dizer para gastar menos dinheiro. Mas lembre-se que essas empresas só facturam se o convencerem a gastar o SEU dinheiro. Se é daquelas pessoas que quer ter um carro ou uma casa melhor do que os seus vizinhos, saiba que está a ir pelo caminho errado. Essas comparações podem levá-lo ao endividamento rapidamente.
Identifique em si o relacionamento com o dinheiro. Pense um pouco naquilo que faz emocionalmente. Sempre que tem uma boa notícia, gasta dinheiro? Sempre que tem uma má notícia, gasta dinheiro? Sempre que está ao pé dos seus amigos, gasta dinheiro mesmo sabendo que não devia? Provavelmente está viciado em utilizar o dinheiro como recompensa e isso nunca o vai levar a bom porto.
Todos gostam e devem ter uma recompensa por algo extraordinário nas suas vidas, mas quando isso é um acto banal, que custa dinheiro, é altura de parar.
Não seja daquelas pessoas que dizem que gostam de viver para o presente, sem terem de pensar no futuro. Em certas disciplinas, viver o momento é excelente, como se ensina nos cursos de stress e gestão do tempo, mas financeiramente é um desastre.
Se você utiliza o crédito para despesas não essenciais, não poupa dinheiro mensalmente e não costuma tratar das suas finanças, é provável que esteja com essa atitude de ‘viver o dia de hoje’.
Essas atitudes podem arruinar as suas finanças pessoais, por isso tenha muita atenção. No próximo artigo, vamos ver como comparar os seus rendimentos com as suas despesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário